PARA QUE JUSTIÇA CLIMÁTICA?
Preencha o formulário e baixe agora!
Muito se tem discutido sobre os impactos e as consequências, cada vez mais presentes no nosso dia a dia das mudanças climáticas. Secas, crise hídrica, furacões, enchentes, tempestades, elevação dos níveis dos oceanos, alteração do regime de chuvas, todos esses eventos têm consequências diretas em algum setor da vida moderna, seja produzindo impacto na agricultura, na produção de alimento, nas ocupações urbanas, no gerenciamento dos recursos hídricos ou na matriz energética.
Ao acompanhar os noticiários é possível perceber que os efeitos da mudança climática têm sido cada vez mais comuns e sua intensidade tem aumentado ao longo dos anos.
O que você vai encontrar no e-book:
Somos um grupo de trabalho de Justiça Climática do Climate Reality Brasil que no ano de 2021/2022 aprofundou a discussão sobre o tema no Brasil. Foi uma jornada muito interessante que resultou neste e-book que tem como objetivo democratizar o conhecimento de um tema
tão relevante para nosso país!
Esse grupo de trabalho é parte do The Climate Reality Project que é uma organização global fundada em 2006 pelo ex vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz Al Gore.
Nossa missão é catalisar soluções para
crise climática abordando a pauta de forma transversal para impactar todos
os setores da sociedade.
Por isso, recrutamos, treinamos e mobilizamos pessoas para se tornarem líderes climáticos. E após o treinamento,
se tornam membros de uma rede global, fomentando network e criando projetos ambiciosos que aceleram a justa transição para uma economia de baixo carbono.
A justiça climática é uma questão de direitos humanos e fere os direitos resguardados pelo artigo 3o da Declaração Universal dos Direitos Humanos como o direito à vida, o direito à autodeterminação, o direito ao desenvolvimento, o direito à saúde, alimentação, moradia adequada, acesso a água e saneamento e aos direitos culturais.